
Todas as referências bibliográficas, bem como todas as citações serão efectuadas segundo as normas APA, 5ª Edição.
Apresentação da Unidade Curricular
Relativamente aos conteúdos que serão trabalhados, apresentam-se em cinco grupos:
1.º Debates sobre Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões relacionais;
2.º Abordagem comunicativa das Relações Interpessoais: Interaccionismo simbólico; Escola de Palo Alto;
3.º Agentes, intencionalidades e contextos educativos: uma abordagem dialógica das interacções;
4.º Conflito e intervenção para o desenvolvimento na e da escola;
5.º Comunidades e actividade conjunta em cenários educativos virtuais.
A abordagem a estes conteúdos tem como objectivos:
- Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos.
- Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica.
- Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bulling, em contextos educativos.
- Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos.
Estes objectivos preconizam a consecução das competências que se enunciam:
. Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica.
. Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e didácticas entre professres e alunos, em contexto escolar.
. Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bulling e de perspectivar estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.
Fonte: Contrato de Aprendizagem da Unidade Curricular