Bem-vindo ao meu cantinho...

Este blog assume a forma de um instrumento de reflexão e de avaliação, inserindo-se na Unidade Curricular RI-AICE, orientada pela professora Luísa Aires, no âmbito do Mestrado de Supervisão Pedagógica, ministrado pela Universidade Aberta.



Apresentação

Objectivo do meu e-portfolio

Ao longo do semestre irei apresentar, neste espaço, reflexões pessoais no âmbito de cada tema da Unidade Curricular RI-AICE. Pretende-se, deste modo, que este e-portfólio se apresente como o reflexo do percurso da mestranda, efectuado a partir de sínteses das discussões feitas nos fóruns da Unidade Curricular e da reflexão acerca das leituras e pesquisas das temáticas e problemas desta área do conhecimento científico.
Todas as referências bibliográficas, bem como todas as citações serão efectuadas segundo as normas APA, 5ª Edição.





Apresentação da Unidade Curricular
Relativamente aos conteúdos que serão trabalhados, apresentam-se em cinco grupos:
1.º Debates sobre Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões relacionais;
2.º Abordagem comunicativa das Relações Interpessoais: Interaccionismo simbólico; Escola de Palo Alto;
3.º Agentes, intencionalidades e contextos educativos: uma abordagem dialógica das interacções;
4.º Conflito e intervenção para o desenvolvimento na e da escola;
5.º Comunidades e actividade conjunta em cenários educativos virtuais.
A abordagem a estes conteúdos tem como objectivos:
- Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos.
- Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica.
- Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bulling, em contextos educativos.
- Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos.
Estes objectivos preconizam a consecução das competências que se enunciam:
. Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica.
. Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e didácticas entre professres e alunos, em contexto escolar.
. Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bulling e de perspectivar estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.

Fonte: Contrato de Aprendizagem da Unidade Curricular