Os objectivos traçados na Unidade Curricular Relações Interpessoais: Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos foram:
1.º Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos;
2.º Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica;
3.º Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bullying, em contextos educativos;
4.º Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos.Estes objectivos pretendiam o desenvolvimento das seguintes competências:
a) Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica;
b) Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e diádicas entre professores e alunos, em contexto escolar;
c) Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bullying e de perspectivas estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.
O roteiro de conteúdos foi o seguinte:
- Debates sobre Relações Interpessoais: Afiliação; Vinculação; Padrões Relacionais;
- Abordagem Comunicativa das Relações Interpessoais: Interaccionismo Simbólico; Escola de Palo Alto;
- Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos: Uma Abordagem Dialógica das Interacções;
- Conflito e Intervenção para o Desenvolvimento na e da Escola;
- Comunidades e Actividade Conjunta em Cenários Educativos Virtuais.
Reflexão Tema 1 – Debates sobre Relações Interpessoais
Neste tema foi proposta a abordagem dos conceitos de Afiliação, Aceitação, Reciprocidade, Interdependência e Rejeição.Entre o dia 14 e 19 de Março efectuei uma pesquisa bibliográfica de modo a completar a bibliografia indicada pela professora. A par desta tarefa, de 21 a 26 tive a preocupação em observar e registar, na escola em que lecciono, atitudes de aceitação, reciprocidade, interdependência e rejeição.
Do dia 28 de Março ao dia 2 de Abril efectuou-se a partilha do resultado das leituras bem como das observações efectuadas e discussão em fórum.
Se ao início tive alguma dificuldade em relacionar o conceito com uma observação, o decorrer da discussão em fórum foi permitindo que eu clarificasse estes conceitos, bem como me ajudou a relacioná-los com situações que todos os dias acontecem na minha prática docente.
Reflexão Tema 2 – Abordagem Comunicacional das Relações Interpessoais
Neste tema foi proposto o estudo de duas Escolas cuja investigação, no âmbito da comunicação, pode contribuir para o estudo das Relações Interpessoais: o Interaccionismo Simbólico e a Escola de Palo Alto.
Entre o dia 4 e o dia 9 de Abril efectuaram-se leituras que me permitiram caracterizar as duas escolas, enunciar os conceitos associados a cada uma delas e identificar os princípios veiculados, relacionando estes aspectos com exemplos da minha prática profissional. Do dia 11 ao dia 16 de Abril partilhou-se e discutiu-se em fórum estes conhecimentos e experiências.
Sendo o espaço escolar e, mais especificamente, a sala de aula locais privilegiados de interacção comunicativa, e sendo a comunicação um instrumento que utilizo na minha actividade diária com os meus alunos, a abordagem deste tema revelou-se de uma importância crucial para a teorização de muitos conhecimentos empíricos que já tinha.
Reflexão Tema 3 – Perspectiva Dialógica das Interacções
Neste tema foi proposto, de 18 a 30 de Abril a leitura dos textos que constam nos recursos da Unidade Curricular bem como de outros textos pesquisados. De 2 ao dia 7 de Maio discutiu-se em fórum os conhecimentos adquiridos.
Este tema possibilitou-me conhecer realidades diferentes ao nível a tutoria, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer nos restantes ciclos, tema que até à data me era desconhecido. Relativamente ao 1.º Ciclo, quem desempenha o papel de tutor é o professor titular de turma. E embora, sem saber, sempre realizei algumas das funções que cabem ao professor tutor, como sejam, facilitar a integração dos alunos na escola e na turma, contribuir para o sucesso educativo e para a diminuição do abandono escolar, atender às dificuldades de aprendizagem dos alunos para propor, sempre que necessário, adaptações curriculares, em colaboração com o professor de apoio educativo ou de ensino especial, implicar os pais/encarregados de educação em actividades de controlo do trabalho escolar e de integração e orientação dos seus educandos ou elaborar relatórios periódicos, entre tantas outras.
Reflexão Tema 4 – Conflito e Intervenção na Escola
Neste tema foram propostas várias actividades, divididas em três fases:
1.ª de 9 a 14 de Maio explorou-se os recursos bibliográficos indicados, bem como outra bibliografia pesquisada na Web, fazendo-se um estudo individuais;2.ª de 16 a 21 de Maio elaborou-se um trabalho em equipa;
3.ª entre os dias 23 e 28 de Maio foram publicados os trabalhos de todas as equipas no fórum, seguindo-se uma discussão dos mesmos.
Este foi o tema que mais gostei de trabalhar. Para além de ser um tema bastante actual, dado que têm surgido bastantes referências nos média sobre o assunto, é um tema bastante importante no contexto escolar, tendo eu própria já tido situações de conflito e bullying na minha sala de aula. Ao trabalhá-lo nesta Unidade Curricular, possibilitou-me parar para reflectir sobre o assunto, bem como o conhecimento de alternativas/soluções para o minimizar ou, até mesmo, resolver.
Reflexão Tema 5 – Comunidades de Aprendizagem
Sendo este tema de carácter facultativo, e ocorrendo numa fase de intenso trabalho em outras Unidades Curriculares do Mestrado, bem como na escola onde lecciono, optei por não fazer nenhuma abordagem. No entanto, quando tiver oportunidade, gostaria de me debruçar sobre este tema, que me parece ser de grande importância.
Reflexão Projecto de Intervenção
Entre os dias 13 de Junho e 15 de Julho foi proposta a elaboração de um Projecto de Intervenção para a Promoção de uma Cultura de Convivência num Contexto Específico. Esta actividade permitiu-me reflectir sobre a realidade do contexto escolar onde lecciono e considerar que nem sempre as medidas adoptadas para gerir conflitos serão as mais adequadas, dado que tendem mais em “condenar” o agressor do que propriamente conseguir mudar atitudes, no sentido de uma educação para a convivência.
No link que se segue pode ser consultado o projecto de intervenção elaborado.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B92gOLOJUulANmNjMWI2YzYtNWE1Yy00MzU2LWE5NzMtY2RjY2MzZGQ3MTFh&hl=en_US
No link que se segue pode ser consultado o projecto de intervenção elaborado.
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Reflexão Portefólio
Desde o início que foi proposta a criação e construção de um e-portfólio, perspectivando-o como instrumento pedagógico, integrador dos processo e produtos da aprendizagem individual. Neste sentido, foi criado em 11 de Março o blogue que se constitui como webfólio em http://isa-abelheira.blogspot.com, tendo sido comunicado em fórum à turma e à professora.
Neste instrumento foram registados os documentos produzidos sobre cada uma das temáticas tratadas, bem como links complementares. Também se registou a auto-avaliação, bem como o projecto de intervenção orientado para a promoção de uma cultura de convivência em contexto específico.
Este e-portfólio contém, assim:
a) documentos construídos sobre as temáticas abordadas;
b) links para trabalhos ou vídeos ilustrativos dessas temáticas;
c) reflexão sobre a pertinência científica e pedagógica de cada tema;
d) trabalhos/estudos efectuados no âmbito de cada tema;
d) análise crítica das aprendizagens realizadas;
e) auto-avaliação do percurso de aprendizagem;
f) projecto de intervenção.
f) projecto de intervenção.
Reflexão final
A jeito de conclusão, pensamos que na participação ao longo do desenvolvimento desta Unidade Curricular, quer nos fóruns realizados na plataforma da Universidade Aberta, quer neste blogue, podemos encontrar evidências de que a mestranda:
- identificou as ideias centrais dos documentos explorados;
- aprofundou as questões e contribuiu com novos pontos de vista, particularmente evidenciados no trabalho da Equipa F, bem como na elaboração do trabalho final;
- apresentou pesquisa pessoal, evidenciada que nos fóruns, quer neste espaço;
- procurou, sempre que possível, contribuir para a discussão, quer na participação nos diversos fóruns, na realização do trabalho da Equipa F e na construção deste blogue;
- teve sempre presente a necessidade de uma postura adequada na relação com todos os participantes desta comunidade de aprendizagem.